O Centro de Contagem basicamente concentra os orgãos públicos, como prefeitura, forúm e varios bairros residenciais no entorno. Atualmente Contagem possui centenas de industrias, empresas prestadoras de serviços e de atividades comerciais diversas, como a Central de Abastecimento (Ceasa), grandes supermercados e shoppings, que fazem do município, um dos principais pólos econômicos de Minas Gerais e do país.
A Companhia Industrial Estamparia é considerada a industria pioneira da Cidade Industrial, é isto, a primeira a emitir uma nota fiscal em Contagem. Outras empresas de igual importância participaram do processo de industrialização do Município de Contagem, a Cia de Cimentos Itaú, a Magnesita S/A, a Cia Fiação e Tecelagem São Geraldo, Ceres Ltda e Comércio de Máquinas e Cotonifício Minas Gerais, etc. Hoje, a cidade de Contagem é considerada a terceira maior arrecadação do Estado, mas já ocupou a segunda posição por décadas, atualmente ocupada pela cidade de Betim.
Possui quase 700 mil habitantes, problemas sociais nas áreas de saúde, transporte, educação e infra-estrutura. A retomada do crescimento econômico e a geração de empregos passou a ser o caminho obrigatório capaz de melhorar as condições de vida dos contagenses.
... CONTINUA...