Staten Island é uma ilha de 22 km de extensão por 13 km de largura em frente ao extremo sul de Manhattan é um dos boroughs (distritos) de Nova York. Ela é ligada a New Jersey pelas pontes Bayonne, Goethals e Outerbridge Crossing e ao Brooklyn pela ponte Verrazano. Ao contrário do restante da cidade, tem relevo um pouco acidentado; o Todt Hill, com 125m de altura, é o ponto mais alto de toda Nova York.
Staten Island manteve até a década de 1960 uma atmosfera rural, com pequenas fazendas de criação de gado leiteiro. A ilha tem sido negligenciada por nova-iorquinos e turistas. Sua principal atração é o próprio trajeto de ferry – gratuito – de pouco menos de meia hora de duração, que proporciona lindas vistas de Manhattan, da Estátua da Liberdade e da Ellis Island; um ótimo passeio nos dias de bom tempo. Os ferries para Staten Island são menos cheios de turistas do que aqueles que vão para a Liberty Island.
No centro histórico, denominado St. George-New Brighton Historic District, podem-se ver construções da primeira metade do século XIX. Funciona ainda na Staten Island um pequeno zoológico, cuja visita só se justifica se você for fascinado por répteis, a principal “coleção”. Do lado sudeste da ilha, há praias de areia. Para tomar sol apenas, já que o banho de mar é proibido. Para dar uns mergulhos, vá para os Hamptons, em Long Island.
... CONTINUA...